segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Organização



Como dona de casa que sou, o tema  ORGANIZAÇÂO me acompanha constantemente.

Reconheço que não sou um exemplo de organização, mas também não sou aquele buraco negro onde as coisas caem e nunca mais são achadas. Meu grande dilema com organização é mantê-la. De tempos em tempo, saio arrumando tudo aqui em casa.  Faço doações de roupas e calçados meus e do meu filho, verifico os documentos e descarto o que não é necessário guardar. O problema é a disciplina para manter essa organização na correria do dia a dia. 

E por que a organização é importante?

Primeiro, as pessoas organizadas economizam dinheiro. Quem nunca comprou alguma coisa que já tinha em casa e nem sabia que tinha? Ou teve comprar algum item de urgência e acabou pagando mais porque não se organizou antes.

Segundo, uma casa organizada te economiza trabalho e tempo. Quem tem o costume de colocar as coisas sempre no lugar na hora em que vai limpar sua casa faz tudo mais rápido.

Terceiro, um local organizado te dá qualidade de vida. Sabe quando você entra, por exemplo, no seu quarto e aquela zona está instalada? Cama desarrumada, roupa espalhada, itens fora do lugar... quando me deparo com algum ambiente assim em casa, fico com aquela sensação que não é só aquele cômodo que está bagunçado parece que minha vida está uma confusão! (kkk) Muitas vezes fico reclamando quando tenho que arrumar/limpar alguma coisa, mas a sensação de bem-estar quando termino e está tudo limpinho é maravilhosa.

Algumas dicas dos que fui recolhendo ao longo da vida sobre organização:


  • Quando decidir arrumar algum item na sua casa, tenha em mãos os utensílios corretos: caixas organizadoras, suportes, pastas, etc. Se não tiver esses itens em mãos, a chance da sua arrumação não durar muito tempo é grande. Hoje em dia tem utensílio para quase tudo e para todos os bolsos. Além disso, tem muita gente na internet dando dicas de como utilizá-los corretamente ou dando soluções criativas.
  •  Arrume sempre sua cama. Cama arrumada já dá outra cara ao quarto e vamos combinar que deitar em uma cama arrumadinha à noite para dormir é muito melhor.
  •  Separe uma gaveta da bagunça. Essa dica funciona bem para mim, tenho uma gaveta na minha mesinha de cabeceira e vou colocando tudo “resolvido” ali: contas pagas, correspondências em geral, cartões de visitas, notas fiscais. Esse tipo de coisa que você não quer descartar imediatamente ou que a gente precisa guardar em outro lugar. É claro que a gaveta precisa ser arrumada de tempos em tempos e meu limite é justamente a capacidade dela. Quando começa a ficar difícil de abrir é a dica para sentar e arrumar.
  •  No fim do dia, dê uma geral nos cômodos da casa e recolha todos os objetos que não pertencem àquele cômodo. Por exemplo: sapatos na sala, copos nos quartos, roupas no banheiro, etc.


 E aí, a gente resume tudo sobre organização seguindo as “10 Regras da Mamãe”.

1. A mamãe manda aqui
2. Se sujar, limpe
3. Se molhar, enxugue
4. Se esvaziar, encha
5. Se abrir, feche
6. Se ligar, desligue
7. Se desarrumar, arrume
8. Acender, apague
9. Se usar, guarde
10. Em caso de dúvida, volte ao primeiro item

        Um beijo e boa organização!
        Ro

Nenhum comentário:

Postar um comentário