sexta-feira, 19 de agosto de 2016

As Autoras e Eu: Jojo Moyes



 Oie!



Jojo (Pauline Sara Jo Moyes) nasceu em 1969 na Inglaterra. Ela trabalhou por muitos anos como jornalista no jornal The Independent. Seu primeiro livro foi lançado em 2002. Atualmente, ela mora em Essex com seu marido e seus 3 filhos.


www.wikipedia.org




Meu primeiro contato com Jojo, foi quando li “Como Eu Era Antes de Você”. Acabei lendo esse livro porque ouvia tantas pessoas comentando que não resisti. E aí foi amor à primeira vista. Fiquei extremamente tocada pela  estória de Lou e Will. Lou mora em uma pequena cidade da Inglaterra e quando perde seu emprego em um restaurante acaba indo trabalhar como cuidadora. Will é um cara jovem que após ser atropelado fica tetraplégico. Ele e sua família têm muita grana e ele tem todos os cuidados que o dinheiro pode comprar para uma pessoa em sua situação. Lou tem uma personalidade única, é aquele tipo de pessoa que sempre busca ver o lado positivo da vida. Ela é uma moça muito simples que aceita e está feliz com sua vida. Em contrapartida, Will é um homem do mundo, sempre viveu a vida de forma intensa em todos os aspectos. Para mim, o ponto alto do livro é não só como Will foi apresentando coisas novas para Lou como Lou foi preenchendo a vida de Will. Ambos transformaram a vida um do outro incondicionalmente. A continuação desse livro -  “Depois de Você” - já foi lançada, mas confesso que ainda não tive coragem de ler porque gosto tanto da primeira estória que tenho medo de ler a continuação e me decepcionar (sou dessas!). 

Assisti ao filme baseado no livro e gostei bastante, com ressalvas, é claro. Acho que o filme é para as pessoas que leram o livro porque ele é bem superficial. Quem leu a estória vai preencher as lacunas deixadas pelo roteiro do filme. 


Fiquei muito triste quando terminei “Como eu Era”, mas a vontade de ler mais estórias da autora me fez buscar outros títulos. Foi assim que chequei a “A Garota que Você Deixou para Trás” que me arrebatou de vez.  Nesse livro, Jojo nos mostra um das coisas que faz melhor, entrelaçar estórias do passado e do presente. Sophie é uma jovem francesa que se vê obrigada a se separar de seu marido durante a Primeira Guerra Mundial. Ela vive com suas irmãs e sobrinhos em uma pequena cidade do interior ocupada pelos soldados alemães. Na Londres atual, vive a viúva Liv Halston. Liv perdeu seu marido e está passando por dificuldades emocionais e financeiras. As vidas dessas duas mulheres estão entrelaçadas. Posso dizer que Sophie é uma das minhas protagonistas favoritas. Mulher forte, que faz de tudo para manter sua família viva e reencontrar seu marido durante os horrores da Guerra.


O terceiro livro que li da Jojo foi “A Última Carta de Amor” e mais uma vez teremos estórias do passado se interligando com personagens do presente. Ellie Haworth é uma jornalista que está em busca de uma história e nessa busca ela encontra uma carta de amor assinada por uma pessoa chamada “B”. Durante suas investigações para descobrir que é “B”, voltamos para a década de 1960 e conhecemos Jennifer Stirling. Após sofrer um acidente, Jennifer perde a memória. Ela vive com o marido, mas sente que tem alguma coisa errada em sua vida e ela não consegue se lembrar ou entender o quê é. Um dia, ela encontra várias cartas de amor endereçada à ela e assinadas adivinhem por quem? A partir desse ponto Jennifer e Ellie vão juntando as peças e vamos entendendo o que aconteceu com Jennifer e B. Confesso que esse livro me deixou com um aperto na alma. Sabe aquela sensação de anos de vida perdidos por desencontros e mal entendidos? É assim que me sinto até hoje quando relembro essa estória.


O quarto livro que li foi “Em Busca de Abrigo” o primeiro livro lançado pela autora. Esse foi o livro que menos gostei. O enredo é bom, mas por algum motivo não me pegou. Foi uma leitura arrastada, parei e retomei várias vezes.  Nesse livro vamos conhecer Joy, uma moça que vive em Hong Kong no ano de 1953. Em uma festa, ela conhece um oficial inglês, logo os dois se apaixonam e se casam. E dessa forma se dá o início à história da família de Joy até os tempos atuais passando por sua filha e neta.


O último livro que li da autora de também gostei bastante foi “Um mais Um”. Nele conhecemos Jess, mãe solteira de uma menininha (que vale o livro!) e que também cuida de seu enteado adolescente e cheio de problemas. Jess passa por grandes apertos financeiros. Trabalha durante o dia como faxineira e como garçonete em um pub à noite. Sua filha Tanzie é um gênio da matemática e recebe uma bolsa para estudar em uma excelente escola particular. Jess nem em sonho tem como arcar com as demais despesas de Tanzie na escola. O único jeito é Tanzie ganhar uma Olimpíada de Matemática que oferece um bom prêmio em dinheiro. E aí mais um problema: como viajar com a família toda até a Escócia para participar da Olimpíada? É nesse ponto que entra Ed. Ele se oferece para levar a família até a Escócia e a viagem se torna uma aventura que vai mudar a vida de todos.



Minha próxima leitura da autora será “O Navio das Noivas”. Quando terminar volto aqui para contar o que achei.



Um abraço e até a próxima!

Ro






























Nenhum comentário:

Postar um comentário