sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

[Netflix] Série: Dark



Oi, gente!

Como vi algumas indicações muito positivas a respeito da série Dark da NetFlix resolvi dar uma conferida para ver se era isso tudo mesmo que o povo anda dizendo.

Para quem não conhece, Dark é uma série alemã e original da NetFlix e a primeira temporada conta com 10 episódios. A estória se passa na pequena cidade Winden e começa a ser contada no ano de 2019, onde conhecemos Jonas e ficamos sabendo que seu pai cometeu suicídio e que um adolescente chamado Erik Obendorf está desaparecido. Aos poucos, o telespectador é apresentado aos moradores dessa cidade e, por se tratar de uma comunidade pequena, as famílias estão em maior ou menor grau interligadas. Em 1953, inicia-se a construção da primeira usina nuclear da Alemanha justamente em Winden. A usina desempenhará papel fundamental como canal para as três linhas temporais presentes na estória: 1953, 1986 e 2019.

Dark é sobre viagem no tempo, mas (pelo menos para mim) a forma como a série trata esse tema (que já foi mais do que explorado) é o ponto alto da trama. Em Dark, presente, passado e futuro acontecem simultaneamente podendo, inclusive o futuro alterar o passado. Ou seja, quando determinada personagem acredita estar tendo uma atitude no passado que alterará aquele futuro, na verdade essa pessoa está somente confirmando aquilo que de fato vai acontecer. Outra curiosidade é que uma pessoa convive com ela mesma em épocas diferentes. Por exemplo, uma personagem pode vir de 2019 e falar consigo mesma em 1986, tentando inclusive alterar o curso dos acontecimentos, o que no final se mostrará um equívoco e, ainda, uma mesma pessoa pode ser adulto e criança na mesma época (sobre isso não dá para explicar muito porque seria spoiler).

A série, como o próprio nome indica, tem uma atmosfera sombria. O clima está sempre frio, os dias são nublados ou chuvosos. Winden fica no meio de uma floresta. Os motoristas dirigem por estradas que não passa uma alma viva. Os adolescentes passam pela floresta deserta para ir e vir da escola como uma coisa muito natural. Em vários momentos, achei essa atmosfera bem angustiante. Outro ponto bem interessante é sobre a semelhança dos atores, vários tem suas versões (criança, adolescente e adulto) bem parecidas.

A trama exige atenção do telespectador, não dá para assistir só por assistir. Para aqueles que gostam de tecer teorias sobre séries, Dark é um prato cheio. O desfecho já deixa a dica e, ao que tudo indica, teremos uma segunda temporada.

Um abraço e até a próxima!
Ro

Nenhum comentário:

Postar um comentário